Quando via foto dessa tigela pensei imediatamente: meu Deus, tão fácil e tão nutritivo! Tem quinoa, folhas verdes, vegetais crus… Você pode cozinhar/preparar tudo separadamente, conservar na geladeira e depois só montar na hora de servir. Fiz isso 3 dias seguidos em uma semana que eu estava extremamente ocupada e precisava de uma opção simples e eficiente para jantar. Esqueci de colocar o coentro fresco antes de tirar a foto, mas depois comi com ele.
Barbarelismus
INGREDIENTES
- 1 xícara de quinoa, não cozida mas bem lavada/drenada (+ 2 xíc. de água para cozinhar)
- 1 xícara de lentilhas, não cozidas mas bem lavadas/drenadas (+2,5 xíc. de água/caldo vegetal para cozinhar)
- 1 folha de louro
- 1a 2 batatas-doces grandes, cortadas em tiras tipo meia-lua (wedges)
- 1 e ½ colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de coentro em pó
- 1 colher de chá de cominho em pó
- pitada de sal
- pimenta, a gosto
- 3 xícaras de ervilhas
- 2 xícaras cheias de espinafre (folhas de “espinafre baby”, preferencialmente)
- 1 cebola vermelha média, em tirinhas finas
- 2 cenouras médias, espiralizadas/raladas
- 2 limões, suco
- 2 dentes de alho, picadinho
- 1 xíc. de homus de pimentão*
- 2 colher de chá de semente de cominho, torrada (ou cominho em pó)
- 2 colher de chá de gergelim, torrado
- 3 colheres de sopa de coentro fresco picado, para enfeitar
*Pimentão vermelho assado e descascado misturado/batido com húmus (pronto ou caseiro). Você pode usar a quantidade de pimentão conforme a sua preferência (use como referência ½ pimentão assado para 1 xíc. de húmus).
COMO FAZER
1 - Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma panela pequena, combine a quinoa demolhada/drenada e a água. Leve à fervura e depois reduza o fogo, cubra e deixe cozinhando por cerca de 15-20 minutos, ou até que toda a água tenha sido absorvida. Quando estiver pronta, tire do fogo, amacie a quinoa com um garfo e reserve.
2 - Em uma panela média, combine as lentilhas, a água/caldo vegetal e a folha de louro. Cozinhe por cerca de 20-25 minutos ou até que a lentilha esteja macia. Drene o líquido, descarte a folha de louro e reserve a lentilha.
3 - Na bandeja do forno recoberta com papel manteiga, despeje as batatas cortadas, regue com azeite, salpique o coentro em pó, o cominho em pó, o sal e a pimenta. Asse por cerca de 20 minutes ou até que um garfo consiga perfurar as tiras facilmente. Lembre-se de virar as batatas na metade do tempo (após 10 minutos).
4 - Em uma panela média, cozinhe as ervilhas no vapor por cerca de 3-4 minutos. Quando estiverem prontas, adicione as folhinhas de espinafre e cozinhe por mais um minuto ou até que o espinafre tenha murchado.
5 - Em uma tigela pequena, misture o limão e o alho.
6 - Em uma panela pequena, torre as sementes de cominho e de gergelim até ficarem douradas, mexendo sempre para não queimar.
7 - Por fim, monte a tigela: um pouco de cenoura espiralizada, ¼ xícara de quinoa, ¼ xícara de lentilha, as ervilhas com espinafre, algumas batatas assadas e a cebola vermelha. Cubra com o húmus e um pouco da mistura de alho com limão. Salpique as sementes tostadas por cima e enfeite com coentro fresco.
Receita original em inglês do site "Reaching for Greens": Veja aqui. O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas e diferentes, saudáveis e sem glúten. Todas as receitas do Barbarelismus estão sendo traduzidas e serão postadas aqui para vocês. Visite o o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário