O outono está chegando aqui, e com ele o friozinho e o apetite por sopas. Light e deliciosa, esta sopa foi o nosso jantar em uma das primeiras noites frias que tivemos. Ficou muito boa, eu servi com cebolas fritas e misturei cebolinha verde picada na hora de servir. Se você quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva na hora de servir.
Esta sopa é rica em nutrientes e de fácil digestão. A combinação de cenoura com batata doce confere a esta sopa um sabor muito delicado, e a cebola complementa a riqueza do sabor. Pode ser servida como refeição principal acompanhada de croutons, torradinhas ou pão fresco quentinho. Excelente sugestão para servir como entrada quando você tiver convidados em casa. Sirva em pequenos pratos individuais e decore a seu gosto. Fica lindo para iniciar um jantar elegante e especial. Na medida do possível utiliza ingredientes orgânicos para as suas receitas.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Preparação: 30 minutos
- 5 cenouras pequenas
- 1 batata doce pequena assada
- 1 talo de salsão inteiro
- 1 cebola grande picada
- 1 colher de chá de páprica (opcional)
- 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- 1 pedacinho de gengibre (opcional)
- sal e pimenta a gosto
- água o suficiente
PARA GUARNECER
- 1 cebola pequena cortada em fatias pequenas
- 2 colheres de sopa de óleo (eu usei de coco)
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 1 colher de sopa de suco de limão
- sal e pimenta a gosto
PREPARO DA SOPA
Eu usei uma batata doce assada porque estava assando para outras receitas e resolvi colocar a batata depois de assada na sopa. Esta parte é opcional, pois fica bem mais fácil colocar a batata doce picada crua cozinhar junto com a sopa, se você não for fazer outras receitas com batata doce assada como eu fiz. Se você estiver utilizando cenouras orgânicas, pode deixar a casca como eu fiz, caso contrário pode raspar e lavar antes de cozinhar. Eu usei batata doce cor de laranja porque é a unica que consigo comprar por aqui, use a que você tiver em casa.
Em uma panela grande coloque as cenouras cortadas na metade ou como preferir, a cebola picada e o salsão. Se for utilizar a batata doce, descasque, corte e coloque junto com os outros ingredientes para cozinhar. Cubra com água, tempere com um pouco de sal, tampe a panela e deixe ferver.
Quando levantar fervura desligue a panela e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de liquidificar. Adicione a páprica ou outro tempero que você gostar, e adicione o pedacinho de gengibre se for utilizar. Eu recomendo usar um pedacinho pequeno se você não está acostumado com o gosto forte do gengibre na sopa.
Como eu tinha assado a batata, descasquei e coloquei junto com os outros ingredientes que estavam cozidos. Se for utilizar o Nutritional Yeast, acrescente antes de levar ao liquidificador.
Veja que o líquido da sopa reduziu bastante, e por isto vai ficar bem cremosa. se você quiser pode adicionar mais líquido para fazer uma sopa mais líquida. A minha ficou bem consistente.
Enquanto a sopa esfria um pouco, corte a cebola em pedaços do tamanho que desejar, aqueça o óleo em uma frigideira e frite a cebola até dourar.
Tempere a cebola com sal e pimenta a seu gosto. deixe fritar até ficar bem dourada. Desligue o fogo e mantenha a frigideira em cima do fogão enquanto prepara o restante da receita.
Despeje o conteúdo da panela no copo do liquidificador, tampe e liquidifique aos poucos até conseguir obter um creme bem lisinho. É importante deixar a sopa esfriar um pouquinho antes de colocar no copo do liquidificador para evitar que o calor da sopa cause pressão no copo quando estiver batendo.
Devolva a sopa liquidificada à panela, ligue o fogo baixo e aqueça novamente. Verifique o sal, e se for necessário acrescente mais um pouco. Se for utilizar pimenta do reino, coloque agora, e de preferencia use pimenta moída na hora. Quando a sopa aquecer, desligue o fogo e coloque suco (sumo, caldo) de limão e misture a cebolinha verde picada. Sirva imediatamente. Coloque porções da cebola frita no centro e decore a seu gosto. Sirva com torradinhas, croutons ou como desejar.
Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando aqui
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário