Sopa Cremosa de Funghi

Written sábado, 19 de setembro de 2015 | 21:15

Experimentei uma sopa de funghi em um restaurante e fiquei com muita vontade de fazer em casa. A sopa que provei não era cremosa como a que eu fiz, era mais um caldo muito delicioso. Como eu adoro cogumelos, não precisou pensar muito para fazer a minha versão desta sopa. Ficou muito boa, e foi aprovada até pelo marido que não gosta muito de cogumelos.


Incrementei a minha sopa com cogumelos frescos e cebola fritos e servi como refeição única acompanhada de pão francês quente. Se você quiser pode servir a sopa como entrada em pequenos bowls acompanhada de torradinhas ou croutons. Se você quiser pode acrescentar um punhado de castanhas de caju demolhadas liquidificando junto com o conteúdo da sopa. Fica muito bom além de enriquecer o valor nutricional. Outra alternativa seria utilizar farinha de aveia ou aveia em flocos finos no lugar do amido de milho.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES

  • 1/2 xícara de funghi secchi
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 xícara de cebolinha verde 
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • 50 ml de vinho branco 
  • 2 colheres de sopa de amido de milho*
  • 1/2 xícara de água fria para dissolver o amido*
  • uma pitadinha de noz moscada ralada (opcional)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 cogumelos frescos (opcional) 
  • rodelas de cebola para fritar 
  • salsinha fresca picada para decorar 
  • azeite de oliva para finalizar


PREPARO

Coloque o funghi em um recipiente, e cubra com água fervente para hidratar usando água no dobro da quantidade de funghi. Deixe de molho por mais ou menos 20 minutos enquanto prepara o restante da receita. Corte a cebola em cubinhos pequenos, pique a cebolinha verde, o alho e a salsinha e reserve em potinhos separados. Se você quiser fazer como eu fiz, colocar rodelas de cebola frita na sopa, pode separar uma pequena porção da cebola grande que vai utilizar para a sopa antes de picar. 

Passado o tempo do molho, escorra o funghi já hidratado e reserve a água. Corte em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela grande aqueça bem as duas colheres de sopa de óleo vegetal. Frite o alho picado até que comece a dourar tendo o cuidado de não deixar queimar. Acrescente a cebola picada e deixe refogar temperando com um pouco de sal. Quando a cebola estiver dourada acrescente o vinho e deixe ferver um pouco até o álcool evaporar. Adicione o funghi hidratado e picado e coloque a água do molho aos poucos mexendo sempre.

Dissolva as 2 colheres de sopa de amido de milho em meia xícara de água fria e acrescente à panela, mexendo bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo mexendo sempre e tendo o cuidando para não pegar no fundo da panela. Desligue a panela e deixe esfriar um pouco para bater no liquidificador. Leve o conteúdo da panela ao liquidificador e bata rapidamente. Se você quiser pode deixar pequenos pedaços, ou se preferir pode bater bem até conseguir um creme lisinho. Devolva o conteúdo para a panela, ligue o fogo médio e deixe engrossar por mais 3 minutos. Verifique o tempero e ajuste o sal e acrescente pimenta do reino moída na hora. Adicione a noz moscada ralada se for utilizar. 

Eu fritei dois cogumelos frescos que tinha sobrando na geladeira com rodelinhas de cebola e adicionei nos pratos na hora de servir. Coloquei salsinha picada e reguei com um fiozinho de azeite de oliva. Decore a sopa como ficar conveniente para você. Use ervas frescas e secas a seu gosto. Se quiser pode servir com torradinhas ou croutons ou com pão francês como eu fiz.  Esta receita pode ser feita com qualquer tipo de cogumelos secos, caso você não conseguir funghi.

Saiba mais ou compre o Amido de Milho Orgânico na Loja Veganana clicando aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas