Descobri o maravilhoso trigo sarraceno e a minha primeira receita foi esta sopa de legumes que estou compartilhando com vocês. Simples, deliciosa e muito nutritiva. A partir de agora o trigo sarraceno vai fazer parte do nosso cardápio e em seguida vou testar receitinhas com ele.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
O trigo sarraceno é uma ótima e saudável alternativa para quem tem sensibilidade ao glúten. Possui um teor nutritivo superior comparado ao arroz e ao trigo. Rico em proteínas, aminoácidos, vitamina B1 e B2. Possui um alto teor de fibras, além de conter rutina, um flavonoide que fortalece os vasos capilares prevenindo doenças cardíacas, diabetes, combatendo a pressão alta e diminuindo a taxa de açúcar no sangue. Por tudo isto realmente vale a pena introduzir este delicioso grão no cardápio. Apesar de ser chamado de trigo, na realidade não é um trigo, é um grão diferente que pode ser usado para substituir o arroz, e no preparo de muitas receitas veganas entre elas o hambúrguer que eu quero fazer e posto aqui para vocês. Preparar trigo sarraceno é simples como fazer arroz. Deve ser lavado e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de água. O trigo sarraceno pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou orientais.
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos
INGREDIENTES
- 1 xícara de trigo sarraceno
- 1 xícara de abóbora picada
- 1 batata média picada
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 1/2 xícara de alho poro picado
- 1/4 xícara de cebolinha verde
- 1/4 xícara de salsinha picada
- 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)
- sal e pimenta do reino à gosto
PREPARO
Comece preparando o trigo sarraceno. Lave bem os grãos na água fria. Coloque em uma bacia, cubra com água fria e reserve enquanto prepara os legumes. Descasque e corte a batata e abóbora, pique a cebola e os temperos, e prepare o alho. Escorra o trigo que ficou de molho estes minutinhos, coloque na panela e adicione a batata, a abóbora, a cebola, o alho poro e o alho. Cubra com água o dobro da quantidade dos ingredientes sólidos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar, Quando levantar fervura adicione a cebolinha verde e a cúrcuma se for utilizar. Tempere a seu gosto. Eu apenas usei sal. Você pode acrescentar ervas secas ou frescas de sua preferencia. Eu não usei nenhum tipo de gordura nesta sopa, apenas cozinhei os ingredientes e temperei. Ficou ótima, bem mais leve e nutritiva. Quando a sopa estiver pronta coloque a salsinha picada e sirva imediatamente. Caso você quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Bom apetite!
0 comentários :
Postar um comentário