A couve flor pertence a família dos vegetais crucíferos sendo uma rica fonte de vitamina C e fibras. Muito versátil e deliciosa, pode ser consumida crua, cozida ao vapor, assada, grelhada ou em inúmeras outras formas em receitas maravilhosas. Use a sua imaginação, tempere como preferir e prepare uma deliciosa couve flor como esta que eu fiz.
Eu temperei com cúrcuma e paprica e fiz uma cobertura levemente crocante com farinha de rosca. Ficou bom demais. Servi como acompanhamento juntamente com salada de legumes frescos.
Serve 4 pessoas
INGREDIENTES
- 1 couve flor de tamanho médio cortada em buquês
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- 2 dentes de alho pequenos esmagados
- 1/2 xícara de farinha de rosca
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
- 1 colher de sopa de paprica defumada em pó
- 1 colher de sopa de orégano seco
- 1 colher de chá de pimenta calabresa
- sal e pimenta do reino a gosto
- ervas frescas de sua preferencia para decorar
PREPARO
Corte a couve flor separando os buques. Cozinhe rapidamente no vapor por aproximadamente 10 minutos caso você tiver a panela apropriada. Caso contrario cozinhe em uma panela com pouca água. Coloque os buques de couve flor na panela, tempere com um pouco de sal, cubra com água e leve ao fogo. Quando levantar fervura conte 3 minutos e desligue o fogo. Remova a couve flor e coloque em um prato grande aberto. A couve flor deve estar al dente, macia porem firme. Reserve.
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e aberta. Frite o alho esmagado temperando com uma pitadinha de sal. Adicione a farinha de rosca e deixe dourar com o alho. Tempere com a cúrcuma, paprica, pimenta calabresa e orégano seco. Se for utilizar pimenta do reino, adicione agora e ajuste o sal. Mexa constantemente a farinha em fogo baixo e deixe ate que a farinha esteja crocante e levemente dourada. Adicione os buques de couve flor misturando delicadamente para incorporar bem. Deixe na frigideira dourando em fogo médio por mais 5 minutos mexendo de vez em quando para não grudar. Decore com ervas frescas a seu gosto. Sirva imediatamente como acompanhamento ou como prato principal acompanhado de salada.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário