Home » , , , , , » Queijo Cremoso de Amêndoas com Alho e Cúrcuma

Queijo Cremoso de Amêndoas com Alho e Cúrcuma

Written sábado, 14 de fevereiro de 2015 | 08:37


Esta é mais uma versão do maravilhoso queijo de amêndoas usando o resíduo do leite. Desta vez eu coloquei um toque de alho e usei cúrcuma para dar uma cor amarelada. Ficou uma delicia além de ter ficado lindo demais. Fica cremoso porem firme. pode ser fatiado e ao mesmo tempo pode ser espalhado em cima do pão ou torradinha. Você pode usar qualquer resíduo de leite vegetal que esta acostumado a fazer e usar temperos de sua preferencia. Neste caso eu não adicionei ervas secas, mas também fica uma delicia. Já fiz varias vezes com ervas e pimentas. Basta seguir as instruções básicas de preparo do queijo respeitando as quantidades indicadas, e o tempero fica a seu critério.


Também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma tem propriedades medicinais importantes. É muito conhecida pelo seu poder anti inflamatório natural, sendo muito benéfica no tratamento e prevenção de muitos problemas de saúde. Também tem propriedades antissépticas e desintoxicantes. Pode ser usada de diversas formas, em receitas como esta, ou como você preferir.



Geralmente eu faço queijo redondinho. Desta vez eu modelei em um prato retangular. Ficou muito lindo e eu servi como aperitivo acompanhado de torradinhas, azeitonas e legumes frescos. Se você ainda não fez ou não conhece o leite de amêndoas, clique AQUI  e veja a receita completa.


 

*DICA IMPORTANTE!

Leia com muita atenção esta receita antes de preparar.Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar ágar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes preparados e medidos para quando necessitar.



INGREDIENTES



  • xícara e meia de água fria
  • 3 colheres de chá de ágar ágar em pó
  • 1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoas
  • suco de meio limão
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
  • pimenta do reino (opcional)


PREPARO


Comece preparando o prato onde vai colocar o queijo depois de pronto. Use um pirex de vidro no formato que preferir. Eu usei um pirex retangular para esta receita. Não coloque o queijo  para modelar em recipiente de plástico. Pode usar louça, vidro, ou qualquer outro material menos metal e plástico para modelar e armazenar o queijo. Isto fica a seu critério, mas eu não recomendo armazenar nenhum tipo de alimento gorduroso em recipiente plástico. Você pode pesquisar na internet e vai encontrar muitos artigos falando sobre isto.
Unte este recipiente com azeite de oliva extra virgem usando um pedacinho de papel toalha para espalhar bem. Reserve e comece a preparar a receita do queijo.



PARA O QUEIJO

Coloque o resíduo solido do leite de amêndoas, a cúrcuma, sal e o alho no liquidificador. Caso for utilizar a pimenta do reino, coloque na quantidade de sua preferencia. Eu aconselho a usar menos temperos de inicio e adicionar mais caso for necessário.

Se for utilizar o Nutritional Yeast coloque também no liquidificador.

Lembre-se de que o Nutritional Yeast é um tempero opcional em qualquer receita. Não faz nenhuma diferença no resultado da receita a não ser no sabor. Portanto se você não tiver Nutritional Yeast, não se preocupe, a receita vai dar certo, e basta que você tempere bem para que o queijinho fique muito saboroso.

Bata os ingredientes colocados no liquidificador e reserve.

IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na agua fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos.

Em uma panela pequena coloque a água fria e misture o agar-agar até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre até ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela da boca do fogão.

Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente), bata bem ate misturar e acrescente o limão e o azeite. A quantidade do limão fica a seu gosto. Eu sempre recomendo colocar uma pequena quantidade de inicio e acrescentar mais caso for necessário.

Coloque no recipiente de vidro que foi previamente untado com o azeite de oliva. Tampe e leve a geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de servir. Você pode remover do pirex e colocar em um prato para servir decorando como quiser. Caso seja necessário, use uma faca para ajudar a remover os cantos do queijo antes de virar para desenformar.


Como este queijo é bem cremoso, caso quebrar um pedacinho quando desenformar, você pode ajeitar com uma faca. Sirva gelado acompanhado de torradinhas ou crackers. Este queijo pode ser fatiado, mas não pode ser ralado. É um queijo cremoso de consistência mais firme.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas