Ricas em vitaminas e fibras, essas batatas são uma alternativa saudável e saborosa de preparar batata doce evitando frituras. Esta receita é um verdadeiro curinga porque rapidamente você tem um delicioso acompanhamento que vai bem com qualquer prato principal. Também pode ser servida como refeição única acompanhada de salada e um molho especial ou pastinha de sua preferencia ou como aperitivo. As batatas doces ficam deliciosas fritas em palitos ou em chips, mas com certeza a versão assada no forno é muito mais saudável.
Eu usei a batata doce alaranjada que é a única que eu encontro nos Eua onde moro. Aqui não tem batata doce branca como no Brasil. Como eu faço muito esta receita aqui em casa não apenas pela praticidade como pelo sabor, resolvi compartilhar com vocês a inspiração. Eu amo a batata doce branca do Brasil, especialmente assada, e com certeza faria esta mesma receita caso conseguisse encontrar aqui. Use a batata doce que você encontrar, branca, roxa, amarela, enfim... o que vale mesmo é a inspiração. Você pode inventar muitas e deliciosas combinações de aromas diferentes utilizando ervas secas ou frescas para temperar as batatas. Experimente espremer um pouco de limão sobre as batatas na hora de comer. Fica simplesmente maravilhoso o contraste do acido do limão com o sabor adocicado da batata.
Usei óleo de coco para esta receita. Use o óleo que você preferir, não vai fazer muita diferença. Muitas pessoas fazem esta mesma receita com azeite de oliva. Eu não gosto muito de usar o azeite de oliva para cozinhar ou assar alimentos. Sempre adiciono aos pratos depois de prontos e na hora de servir, ou uso em saladas. Mas isto fica a critério de cada um, use o que for mais conveniente para você.
Quanto aos temperos, a mesma coisa. Eu usei o que eu gosto, o que tinha em casa e fiz a combinação que me agrada. Use o que você preferir. Nenhum dos temperos que eu usei é obrigatório nesta receita. Tempero é algo muito pessoal e você com certeza vai encontrar a combinação que mais lhe agrada. De qualquer maneira estas batatas ficam sempre deliciosas. Eu já fiz apenas com alecrim e ficaram maravilhosas. Eu geralmente asso um pacote inteiro de batatas quando compro para aproveitar o forno. Não dura muito tempo, mesmo parecendo que é muita quantidade. Fica tão gostoso que vai rapidinho.
INGREDIENTES
- 8 unidades de batata doce médias
- 3 colheres de sopa de óleo (eu usei óleo de coco)
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de páprica em pó
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó
- 1 pedacinho de gengibre fresco ralado
- pimenta do reino moída na hora
- 1 colher de chá de orégano seco
- sal a seu gosto
PREPARO
Pré aqueça o forno a 200C. Lave e descasque as batatas. Corte em palitos de tamanho médio. Coloque em uma vasilha grande e cubra com água fria. Deixe descansar por 10 minutos enquanto prepara o restante da receita.
Em uma tigela pequena coloque o óleo de coco, ou outro óleo vegetal que for utilizar, misture a páprica, a cúrcuma, o gengibre e o alho em pó. Faça uma espécie de papinha. Se for utilizar pimenta do reino, coloque junto também. O ideal é usar a pimenta do reino moída na hora. Reserve.
Escorra as batatas, seque bem com papel toalha e tempere com sal a seu gosto. Cuidado para não colocar muito sal. Para esta quantidade de batatas, uma colher de sopa rasa de sal é suficiente, porque você vai misturar os outros temperos também, e sempre é possível ajustar o sal mesmo depois que as batatas estiverem assadas. Coloque a papinha dos temperos preparada antes nas batatas e misture bem para cobrir todos os palitinhos de batata com estes temperos. Se você quiser também pode acrescentar ervas secas como orégano, salsinha desidratada, ou outro que você preferir. Também fica muito deliciosa com alecrim.
Em uma assadeira grande levemente untada com óleo vegetal ou forrada com papel vegetal, distribua as batatas em uma camada única. Asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 200C. Na metade do tempo de forno vire as batatas com para que assem por igual. Vire delicadamente as batatas tomando cuidado para não quebrar os palitinhos.
As batatas estarão prontas quando ficarem douradas por fora e cozidas por dentro com aspecto de caramelizadas. Remova da assadeira e sirva imediatamente com os acompanhamentos que você preferir. Se quiser polvilhe orégano seco nas batatas e se quiser coloque pimenta do reino moída na hora quando servir.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário