Homus é uma deliciosa pastinha tradicional da cozinha árabe. Pode ser servido com pão sírio ou pitta, como aperitivo acompanhando crackers, torradinhas e legumes frescos. Também e ótimo para rechear sanduíches e wraps acompanhado de legumes e vegetais. Você pode variar a receita básica do homus acrescentando pimentão vermelho levemente salteado na frigideira em um pouco de óleo. Fica uma delicia. Outra opção é acrescentar azeitonas pretas marinadas no azeite de oliva. O ideal é fazer uma receita básica e então acrescentar ervas e temperos diferentes para variar a receita original com sabores, texturas e visual diferentes.
SOBRE O TAHINE
Riquíssimo em proteínas, vitaminas e cálcio, o tahine é fácil de preparar, rende muito e pode ser utilizado em muitas receitas. O tahine que eu usei para o preparo do hummus foi feito em casa, o que torna a receita ainda mais saudável. O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, especialmente o cálcio e riquíssimo em gorduras de boa qualidade, o que e excelente para a saúde do coração.
INGREDIENTES
- 200g de gergelim (de preferencia orgânico)
Muito simples de preparar, com apenas um ingrediente, o gergelim. Para fazer em o tahine em casa é necessário ter gergelim e paciência porque demora um pouco para processar. Vale a pena fazer em casa por ser mais econômico, saudável e gostoso. Caso você não tiver tempo ou não quiser fazer o tahine em casa, pode usar o industrializado mesmo, mas procure comprar orgânico e leia o rotulo com atenção para ver se não tem outro ingrediente além do gergelim na composição do produto.
PREPARO DO TAHINE
Coloque os grãos de gergelim em uma frigideira de fundo grosso e boca larga para poder distribuir e tostar por igual. Toste as sementes em fogo baixo mexendo sempre ate sentir um aroma de grão tostado que lembra quando se tosta o amendoim. Coloque no processador e bata por mais ou menos 10 minutos. Você pode usar a tecla pulsar para não deixar o processador trabalhando este tempo todo. Dependendo da potencia do seu processador pode demorar um pouco mais. Você vai perceber que as sementes vão formar uma espécie de farofa quando processadas liberam um óleo formando uma pasta cremosa e firme. Se for necessário, desligue o processador e empurre as sementes para baixo com o auxilio de uma espátula.
As sementes quentes vão processar mais rapidamente. Portanto retire as sementes da frigideira e processe em seguida para obter melhores resultados.
Depois de pronto, coloque em um recipiente de vidro, deixe esfriar por alguns minutos, tampe e leve a geladeira. Prepare pouca quantidade de cada vez, apenas o suficiente para consumir por no máximo uma semana, porque o gergelim processado pode oxidar e ficar com gosto forte além do que não e bom para consumo. O tahine pode ser usado no pão, pode ser usado em varias receitas, especialmente no preparo do delicioso homus.
INGREDIENTES PARA O HOMUS
- 2 xícaras de grão de bico previamente cozido e drenado
- 1/4 xícara do caldo do cozimento do grão de bico
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- 2 colheres de sopa de tahine (receita acima)
- suco (sumo, caldo) de 1 limão
- 1 dente de alho pequeno
- pimenta preta moída na hora (opcional)
- páprica picante em pó para decorar (opcional)
- sal a gosto
PREPARO
Coloque o grão de bico e o alho no liquidificador ou processador. Acrescente a água do cozimento aos poucos e bata até ficar cremoso. Não coloque toda a água de uma vez, você pode não precisar de tudo. Siga acrescentando aos poucos apenas para poder processar. Coloque o tahine, o suco do limão, o azeite e o sal. Processe até que tudo fique bem cremoso. Depois de pronto transfira para a vasilha onde vai servir, regue com um fiozinho de azeite de oliva e decore a seu gosto. Eu salpiquei páprica picante em cima, e deu um toque muito especial. Se você quiser usar páprica e não gosta da picante, use a páprica doce, fica muito bom também. Se quiser pode adicionar ervas frescas.
Muito cuidado com a quantidade de alho que for utilizar no homus. Da primeira vez que eu fiz, coloquei mais alho do que deveria e ficou muito ruim. O ideal é colocar pequena quantidade, provar e se for o caso, acrescentar mais. Outra opção muito boa e saltear rapidamente o alho em um fiozinho de óleo na frigideira e depois colocar no homus. Desta maneira o sabor do alho não vai ser tão acentuado.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário