Esta foi a minha primeira tentativa de fazer baguete em casa. Como eu ainda não tinha a forma especial, não ficou exatamente no formato tradicional da baguete, mas ficou simplesmente deliciosa. Então eu resolvi não chamar de baguete...
Geralmente eu faço pão semi-integral, mas desta vez eu resolvi fazer com farinha branca porque eu servi este pão com uma canja e achei que pão branco ficaria mais gostoso com a sopa. Ficou com uma casca super crocante e muito macio por dentro. Perfeito para o que eu queria. Pão caseiro, sopa e vinho! Um delicioso jantar para uma noite fria de inverno.
INGREDIENTES PARA DOIS PÃES
- 2 xícaras de farinha de trigo comum
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento biológico para pão
- 2 xícaras e meia de água a temperatura ambiente
- farinha de milho orgânica para polvilhar sobre a massa
PREPARO
Em uma tigela grande de preferencia vidro ou cerâmica, misture os ingredientes secos primeiro. Depois acrescente a água aos poucos misturando bem ate obter uma massa homogênea. Você pode usar uma espatula para fazer este processo. É muito simples de fazer. Tudo o que você precisa é misturar a água ate hidratar os ingredientes secos e a massa estará pronta. Sem necessidade de sovar ou bater. Sem nenhum esforço, a não ser misturar bem. Este processo leva apenas alguns minutos.
Geralmente eu preparo a massa de manhã e deixo crescer durante o dia enquanto estou no trabalho. Quando volto pra casa no final da tarde esta prontinha para a etapa de finalização. Olhem como ficou a massa depois de 8 horas fermentando. Linda, cheia de bolhas, super leve e aerada.
Agora é o momento de modelar os pães. Em uma superfície lisa, enfarinhe muito bem e despeje a massa com cuidado com o auxilio de uma espátula. Não se assuste, a massa fica molinha mesmo.
Coloque farinha nas laterais e com o auxilio de uma espátula ou um scraper dobre a massa pra dentro sempre polvilhando mais farinha para não grudar. Continue neste processo ate formar uma bola.Veja na foto abaixo como e este processo de dobrar a massa só com a espátula e farinha.
Dobre quantas vezes for necessário ate que você consiga formar uma bola de massa que seja possível modelar os dois pães. Ajeite a bola com as mãos com o auxilio de farinha para não grudar.
A massa é bem leve e bastante aerada e não deve ser manipulada muito para não perder as preciosas bolhas que vão deixar o pão cheio de buraquinhos depois de assado.
A massa é bem leve e bastante aerada e não deve ser manipulada muito para não perder as preciosas bolhas que vão deixar o pão cheio de buraquinhos depois de assado.
Faça este processo até conseguir formar uma bola.
Uma vez formada a bola, divida em duas partes. Lembre-se de sempre enfarinhar a superfície onde está trabalhando para que a massa não grude.
Modele em formato de baguete como mostra a foto abaixo. Na realidade eu ainda não tinha forma especial de baguete quando fiz este pão. Fiz assim mesmo sempre enfarinhando a tabua para não grudar. Queria muito fazer baguete, e fiz de improviso, como foi possível.
Agora e só cobrir os pães e deixar crescer por 1 hora em lugar protegido. Veja como eles estavam depois deste tempo. A massa cresceu para os lados, ficou achatada... porque eu não tinha a tal da forma de baguete, mas eu queria fazer baguete... rsrsrsrs
Agora é hora de ligar o forno para pre-aquecer por 30 minutos em temperatura alta de 240C. Enquanto o forno aquece, deixe os pães cobertos e crescendo em um lugar protegido. O total de tempo de crescimento da massa vai ser de uma hora e meia. Passados os 30 minutos de pré-aquecimento do forno, leve os pães para assar por 30 minutos.
Espero que gostem da sugestão super simples e fácil de fazer.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL DANDO OS DEVIDOS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário