Este é o resultado de algumas tentativas de conseguir um iogurte vegano gostoso e com a cremosidade do iogurte tradicional tipo grego. Testei varias receitas e nunca encontrei nada que eu tenha realmente gostado, não apenas pelo sabor, mas pela consistência. Então decidi aventurar e fui testando esta ideia ate conseguir o ponto ideal e um resultado tão bom que eu possa compartilhar com vocês. Muito simples de fazer e não precisa de iogurteira. Poucos ingredientes e a técnica aplicada tornam possível este resultado. Esta receita foi aprovada por muitas pessoas que já experimentaram. Se você gosta de iogurte, vale a pena fazer também.
INGREDIENTES
- 1 xícara de amêndoas cruas sem pele
- água filtrada o suficiente para demolhar as amêndoas
- mais ou menos meia xícara de Rejuvelac para fermentar
PREPARO
Lave e enxague as amêndoas. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 12 horas. No intervalo de 6 ou 8 horas, escorra a água e cubras as amêndoas novamente com água filtrada nova. Passado este tempo, escorra a água e coloque as amêndoas hidratadas no liquidificador. Acrescente Rejuvelac até conseguir bater. Continue acrescentando rejuvelac aos poucos ate conseguir um creme bem lisinho.
Não coloque muito rejuvelac de inicio, o ideal é ir batendo aos poucos e verificar a consistência.
Muito cuidado para não encher demais o recipiente onde vai colocar o iogurte. Lembre-se de que vai fermentar e pode aumentar de tamanho e ate borbulhar. Deixe um espaço para que isto aconteça. Veja a foto abaixo.
Deixe o seu iogurte fermentando por dois dias. Na realidade eu acho que dois dias é o tempo ideal para se obter sabor e consistência de iogurte. Caso você preferir um sabor mais suave, verifique como está no dia seguinte. Se estiver do seu agrado, está pronto para usar.
Eu testei de varias formas e tempo também, mas o melhor resultado eu obtive com dois dias de fermentação. Isto varia muito do gosto de cada um. Algumas pessoas fizeram e me escreveram dizendo que com apenas um dia de fermentação, estava pronto para o gosto delas. Por isto eu recomendo que depois de um dia de fermentação, você experimente para ver se está cremoso e com o sabor de iogurte que lhe agrade. Veja na foto abaixo a cremosidade do iogurte depois de dois dias.
Este era o ponto que eu desejava e fiquei muito satisfeita com o resultado final. O sabor e impressionante, muito parecido com o iogurte convencional.
Você vai notar que se forma um soro no fundo do recipiente durante o processo de fermentação. Ou seja, a parte solida sobe e o soro fica no fundo. Caso desejar, pode misturar tudo e vai obter um iogurte mais liquido. Se preferir um iogurte bem cremoso tipo grego, remova com cuidado a parte cremosa e use o soro para outra coisa tipo vitamina com frutas ou molho para salada. Use um recipiente de vidro com tampa para guardar o iogurte na geladeira depois de remover a parte solida.
A foto abaixo mostra como ficou o soro no final depois que eu removi a parte cremosa. Era um liquido bem clarinho e transparente, um soro mesmo, depois que eu comecei a mexer para remover o solido, este soro meio que se misturou e ficou bem assim.
Você pode adicionar frutas frescas como morango, banana, manga, granola, outro tipo de frutas secas e tudo o que mais a sua imaginação e gosto permitir.
PREPARO DO IOGURTE DE AMEIXAS
Você vai precisar de ameixas secas na quantidade que desejar. Eu peguei um punhado, uma mão cheia. Enxague rapidamente em agua filtrada e coloque em um recipiente de vidro. Coloque com agua filtrada apenas o suficiente para cobrir as ameixas. Tampe e leve a geladeira. Eu fiz de noite e deixei de molho até o dia seguinte. Não é necessário tanto tempo de molho, mas no meu caso eu queria as ameixas bem hidratadas e macias para que meu iogurte ficasse cremoso.
Esta técnica de hidratação de frutas secas e fantástica. Uma excelente alternativa para comer um doce sem açúcar. O resultado final da fruta hidratada e uma linda calda que se forma apenas com a agua que foi utilizada, e fica perfeito e bem docinho somente com o açúcar natural da fruta.
Depois disto, remova as ameixas e corte no tamanho desejado e misture ao iogurte. Não precisa mais nada, ficou bom demais e eu matei meu desejo de comer iogurte de ameixas!
RECEITA CRIADA E DESENVOLVIDA POR LORI ELLIS. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR, POR FAVOR POSTE O LINK DA RECEITA NO BLOG EM RESPEITO AO TRABALHO QUE EU TENHO EM CRIAR, PREPARAR, FOTOGRAFAR E EDITAR AS RECEITAS. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário