Recentemente eu experimentei um talharim com funghi em um restaurante vegano e resolvi tentar fazer algo parecido de tanto que gostei. Ficou sensacional, super cremoso, com um delicioso contraste entre a suavidade do molho de castanhas e o sabor marcante do funghi. Com certeza vou repetir esta receita!
COMECE PREPARANDO O CREME DE CASTANHAS
- 1 xícara de castanhas de caju demolhadas
- 1/2 xícara de água filtrada
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1 dente de alho pequeno
- sal a gosto
PREPARO
Lave as castanhas e coloque de molho em água filtrada por uns 30 minutos enquanto prepara o restante da receita especificada abaixo. Passados os 30 minutos, escorra bem as castanhas e coloque no liquidificador. Acrescente a água aos poucos e bata sempre ate obter um creme bem liso. Coloque o azeite, o alho, o sal e bata novamente. O resultado final devera ser um creme consistente. Isto vai depender de se ter cuidado ao acrescentar a água. Não coloque muita água para manter a cremosidade. Se você não colocar água suficiente vai ser difícil bater, portanto tome o cuidado de ir colocando água aos poucos e parar quando conseguir o ponto de bater e obter um creme firme e lisinho.
RESERVE O CREME DE CASTANHAS E PREPARE O RESTANTE DA RECEITA
INGREDIENTES
- 250g de talharim grano duro
- 1/2 xícara de chá de funghi
- 1 cebola pequena picada
- 1/2 xícara de alho poro picado
- 1 tomate maduro picado
- 2 dentes de alho esmagados
- creme de castanhas (ver receita acima)
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- sal e pimenta a seu gosto
PREPARO
Hidrate o funghi em um pouco de água quente por cerca de uns 20 minutos. Depois deste tempo, escorra os cogumelos e reserve a água. Corte as fatias de funghi em pedaços pequenos a seu gosto. O tamanho do funghi aumenta muito quando hidratado. Reserve.
Em uma panela aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a cebola e deixe fritar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Coloque então o alho poro e misture bem ao refogado deixando dourar mais um pouco mexendo sempre. Junte os pedaços de funghi cortados, abaixe o fogo e deixe incorporar ao refogado. Acrescente a água do funghi quando for necessário para que não pegue no fundo da panela. Continue acrescentando a água e mexendo ate obter um molho encorpado. Por ultimo junte o tomate picado e deixe por apenas uns 2 minutos. Desligue o fogo e reserve enquanto cozinha o talharim.
Cozinhe o talharim em água fervente com sal com um fiozinho de óleo. O ponto de cozimento deve ser "al dente". Escorra e reserve em local aquecido.
Volte para a panela onde deixou o refogado de funghi. Ligue o fogo novamente em baixa temperatura e despeje o creme de castanhas que foi preparado antes. Misture delicadamente. Deixe por alguns segundos apenas para aquecer o molho de castanhas misturado ao refogado. Desligue o fogo e reserve mantendo aquecido. Coloque o talharim em uma travessa e despeje o molho cremoso de funghi por cima. Misture, decore a seu gosto e sirva imediatamente acompanhado da salada de sua preferencia.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário