Uma delicia de ricota feita com castanhas e temperada páprica defumada e ervas aromáticas. Perfeita para servir com crackers, torradinhas ou legumes frescos como mostra a foto. Experimente e você vai se surpreender com a facilidade de preparo e o resultado desta receita.
Você pode variar a mesma receita usando ervas diferentes para temperar. O nutritional yeast nesta receita é um ingrediente opcional. Se você não tiver, não se preocupe, use os temperos que tiver disponíveis em casa e a sua ricota vai ficar uma delicia. Conserve na geladeira em recipiente de vidro fechado por no máximo 3 dias. Isto se sobrar, aqui em casa nunca dura tanto tempo.
INGREDIENTES
- 1 xícara de castanha de caju crua
- 1 dente de alho pequeno
- sal e pimenta a gosto
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
- água filtrada se necessário para dar o ponto
- 1 colher de chá de páprica defumada em flocos
- 1 colher de chá de salsinha desidratada
- 1 colher de chá de manjericão desidratado
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena (opcional)
- 1 colher de chá de mostarda em pó (opcional)
- 1 colher de sopa de suco (sumo, caldo) de limão (limão espremido)
PREPARO
Comece preparando as castanhas. Lave bem e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe de molho na geladeira por no mínimo 8 horas. Pode colocar a noite e preparar a ricota no dia seguinte. Não tem problema que as castanhas fiquem de molho mais de 8 horas, muito pelo contrario, e bem melhor para o preparo da ricota.
Quando as castanhas estiverem prontas, escorra bem e despreze a água do molho. Posicione a peneira em um recipiente para escorrer bem a água. Coloque as castanhas escorridas no processador. Acrescente o alho, o azeite de oliva e processe ate obter uma massa uniforme. Se for necessário, desligue o processador, empurre a massa de castanhas para baixo com o auxilio de uma espátula. Caso necessite pode colocar um pouco de água filtrada para ajudar a formar a massa e conseguir o ponto desejado. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione a mostarda em pó, o limão, o Nutritional Yeast (se for usar), a páprica em flocos e bata mais um pouco.
Esta ricota deve ficar bem consistente. Muito cuidado se acrescentar água para não perder o ponto.
O ideal é que se consiga modelar uma ricota como mostra a foto. Para isto e necessário consistência firme na massa preparada. Quando a massa da ricota estiver processada, acrescente as ervas aromáticas. Coloque as de sua preferencia, ou se gostar da sugestão que eu fiz, siga as quantidades indicadas. Apenas misture com a espátula para que as ervas se incorporem a massa da ricota.
Eu usei um recipiente de vidro redondo para modelar a minha ricotinha. Eu não aconselho a colocar em recipiente de plástico. Evite armazenar alimentos em recipientes de plástico na geladeira. Vidro é sempre a melhor escolha.
Unte o pequeno pirex de vidro com azeite de oliva e coloque a ricota ajeitando com a espátula. O ideal é colocar aos poucos e ir ajeitando com a espátula para remover o ar e evitar que fiquem espaços vazios no meio. Tampe o pirex e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos antes de desenformar. Caso não queira esperar todo este tempo e não se importe em modelar, pode servir assim mesmo simplesmente colocando em um prato. Mas o bom mesmo é servir bem geladinha e deixar que os temperos incorporem na ricota.
Quando for desenformar, pegue uma faca sem ponta e vá "abrindo" os cantinhos da ricota com a faca para soltar com mais facilidade e desenformar bem inteirinha. Caso quebrar algum cantinho, modele com uma colher ou faca. Decore a seu gosto, você pode salpicar orégano ou salsinha desidratada, e moer uma pimentinha preta por cima. Use a sua imaginação e faca a sua ricota ficar bem lindinha e saborosa.
Pronto, está feita a deliciosa ricota de castanha de caju que pode ser servida com crackers, torradinhas, como recheio de sanduíches, lasanhas vegetais crudivoras, ou mesmo simplesmente servir com legumes e vegetais frescos como eu fiz.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário