Eu fiz esta receita no verão de 2012 com tomates colhidos na nossa horta. Não imaginei que fosse tão gostoso, nunca tinha experimentado. Tem um sabor azedinho que é uma delicia. Eu usei todos os tomates verdes que tinha e fiquei esperando por mais e não consegui porque já estava no fim da safra. Neste próximo verão eu vou plantar mais tomates e com certeza vou repetir esta deliciosa receita que mesmo sendo fritura eu vou me dar o prazer de comer novamente de tanto que eu gostei. Da próxima vez quero experimentar fazer no forno, deve ficar gostoso e com certeza é muito mais saudável. Para quem ainda não experimentou eu recomendo, é uma delicia!
INGREDIENTES
- 4 tomates verdes grandes e firmes
- 1/2 xícara de farinha de milho (fubá)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- sal e pimenta a gosto
- óleo o suficiente para fritar
PREPARO
Corte os tomates em fatias de aproximadamente um dedo de espessura tempere com um pouquinho de sal e pimenta e reserve. Se quiser pode remover as sementes. Nesta receita eu não o fiz, mas da próxima vez vou remover porque dizem que fica muito mais gostoso sem as sementes. Eu não consigo imaginar mais gostoso do que ja é, mas vou tentar.
Misture as farinhas em um prato grande. Acrescente água fria aos poucos o suficiente até formar uma massa tipo uma papinha bem consistente. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.
Lembre-se de que os tomates ja foram levemente temperados antes. Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Esta é uma fritura de imersão, portanto coloque óleo o suficiente para que as fatias de tomates sejam cobertas totalmente quando imersas no óleo.
Quando o óleo estiver quente comece a empanar as fatias de tomates e vá colocando na frigideira uma a uma com cuidado. Uma boa dica é a medida que for fritando, com o auxilio de uma colher colocar um pouco do óleo quente da frigideira sobre as fatias de tomate que estão fritando. Isto cria uma película crocante sobre o tomate e mantem a mistura das farinhas grudadas no tomate impedindo que se quebre e se disperse no óleo.
Remova as fatias quando estiverem douradas. Disponha sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura. Está pronto, agora é só se deliciar com esta receita que eu tenho certeza que depois que você fizer a primeira vez vai querer repetir sempre.
Mesmo sendo fritura, e eu sei que não é saudável, acho que uma vez na vida não faz mal, afinal moderação é tudo na vida!
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário