Quem me conhece, já me ouviu dizer que sou ruim de pão, pois não sei sovar. Mas agora, depois que fiz este delicioso Pão Fofinho de Semolina da Tânia, do Zakuskas, usando o método de sovar com os ganchos da batedeira -- dica maravilhosa da Marly, do Saboreando a Vida--, estou me sentindo uma verdadeira padeira (exagero meu, claro!). Bom, mas que recebi muitos elogios, recebi. E bem merecidos, pois o Pão de Semolina é simplesmente sensacional: fofíssimo, sabor delicado, massa fina e aromática... Acho melhor você sair correndo para comprar o material e fazer. Vale a pena! Assim como vale a pena ver o Zakuska e as receitas sensacionais da Tãnia, as quais vão fasciná-lo(a) e instigá-lo(a) a fazê-las para seus amigos e familiares.
Ingredientes: *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa (usei colher-medida de ½ Tbsp) = 7,5ml *Medidas rasas
1. 4 xícaras de farinha de trigo (460g)*
2. 2 xícaras de sêmola de trigo (266g) (usei De Cecco, di Grano Duro)
3. 1 pacote de fermento biológico seco (10g)** (usei Oetker)
4. 1 colher de sopa rasa de açúcar
5. 1 ½ colher de sobremesa de sal (12g) (era 1 colher de sobremesa)
6. 2/3 de xícara de chá de manteiga derretida (120g)
7. 2 xícaras de chá de água morna (380ml)
Preparo
1. Na tigela grande da batedeira: ponha a farinha de trigo, a sêmola e o fermento; misture. Adicione os ingredientes 4 a 7 e misture bem. Ligue a batedeira, usando os ganchos de massa, e sove por 7 minutos***: use a velocidade média por 1 minuto e, depois, a velocidade média/alta por 6 minutos, até obter uma massa lisa e bem ligada****. Ponha a tigela dentro de um saco de lixo de 15 litros e dobre a boca do saco, para não entrar ar. Coloque no forno ou num armário sem vento e deixe crescer até dobrar de volume (levou 45 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente).
2. Divida a massa em duas partes iguais. Numa superfície polvilhada com semolina, dê, com as mãos, o formato de um retângulo em cada metade da massa e abra com um rolo, mantendo o formato de retângulo. Enrole como rocambole, no sentido do comprido, e disponha numa assadeira retangular grande de 45x30x3,5cm (ou de 40x26x3,5 cm) polvilhada com sêmola. Se quiser, recheie com presunto e queijo antes de enrolar. Deixe crescer novamente em lugar protegido de vento até dobrar de volume (levou 40 minutos). Aos 20 minutos de crescimento, acenda o forno a 220º. Ao dobrar de volume, leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Gire a parte de trás da forma para frente, aos 25 minutos, para corar por igual (se usar forno a gás). Quando retirar, remova imediatamente os pães da assadeira e ponha-os sobre uma grade. Aguarde 10 minutos e sirva. Se passar uma manteiguinha, prepare-se para se ajoelhar e comer fazendo huuuummmm...
*Para fazer pães, uso sempre a marca Finna, que contém 6g de proteína em 50g de farinha de trigo, isto é, 12% de proteína, resultando em maior quantidade de glúten e num pão mais ligado, de melhor qualidade. As farinhas com 5g de proteína (10%) em 50g farinha de trigo produzem menos glúten, sendo melhores para bolos, onde se deseja uma massa mais quebradiça. Para saber a quantidade de proteína, basta verificar a tabela de Informação Nutricional, no verso da embalagem da farinha de trigo.
**1 pacote de 10g de fermento biológico seco= 2 colheres de sopa rasas
***O tempo de sova vai depender da batedeira, podendo ser maior ou menor, dependendo da potência. Minha batedeira é uma Walita antiga (2008), com 300w de potência, cinco velocidades, duas tigelas e dois pares de batedores; um destes é um par de ganchos para massas pesadas, cujo formato lembra um saca-rolha. Uso os ganchos voltados para o mesmo lado. Sovam superbem.
****Orientação da Tânia, do Zakuskas: Ou sove bastante, trabalhando bem a massa até que desgrude das mãos ou coloque na MFP na função sovar).
0 comentários :
Postar um comentário