Uma deliciosa e nutritiva combinação de ingredientes. A mesma receita pode ser feita com bolinhas menores para servir como petisco acompanhado de um molho ou pastinha. Embora se pareça, esta receita não é exatamente um falafel, mas muito semelhante, com algumas diferenças de tempero. Embora eu não costume fazer frituras, esta foi uma rara exceção. Quero testar esta mesma receita no forno em uma versão mais saudável.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de grão de bico cozido
- 2 colheres de sopa de semente de gergelim
- 1/4 de xícara de castanhas do Pará (ou outra)
- 1/2 xícara de semente de girassol
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de pão
- 1/4 de xícara de salsinha picada
- 1/4 de xícara de cebolinha verde picada
- 1 colher de sopa de *Zaatar (opcional)
- 3 dentes de alho esmagados
- sal e pimenta a gosto
- óleo para fritar
IMPORTANTE!
Eu usei grão de bico que foi previamente cozido e estava na geladeira por mais de 12 hs. Usei apenas os grãos, removi o caldo do cozimento.
Acho que é importante que o grão de bico esteja frio para que se obtenha um resultado melhor nesta receita.
PREPARO
Triture no processador o grão de bico, o alho a salsa, a cebolinha, o gergelim, a semente de girassol e as castanhas. Não triture muito, deixe que fiquem pedaços pequenos de todos os ingredientes para que as bolinhas fiquem crocantes no final. Leve a mistura processada a uma bacia e misture as farinhas até conseguir o ponto de modelar. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e acrescente o *Zaatar ou outro tempero de sua preferencia.
O zaatar é opcional nesta receita, e se caso você não tiver, não se preocupe. Tempere com o que você mais gosta, use o que tem em casa e faça as suas bolinhas de grão de bico temperadas ao seu gosto pessoal.
Siga as quantidades indicadas na receita e vais obter o ponto ideal para modelar as bolinhas. Caso ache necessário pode colocar mais um pouco de farinha, mas tome cuidado para não perder o sabor do tempero e não deixar a massa muito dura. Faça as bolinhas usando um pouco de farinha de trigo para poder modelar. Frite em óleo quente. Após fritas coloque sobre papel para absorver o excesso de óleo. Eu não testei esta receita no forno ainda, mas tenho certeza de que esta consistência de massa pode perfeitamente ser assada, o que sem duvida torna a receita muito mais saudável. Geralmente eu não faço frituras, esta foi uma das raras exceções. Vou repetir esta receita assada no forno.
*Zaatar é um tempero da culinária Síria, Árabe e Libanesa. É uma mistura de folhas verdes de tomilho (secas e moídas), com sementes de gergelim e summac. É bom demais e se você ainda não conhece esta delicia, vale a pena experimentar caso tiver oportunidade. Acredito que deve ser facilmente encontrado em lojas e mercados de especiarias ou até mesmo online. Mas como falei antes, este ingrediente é opcional nesta receita.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário