Home » » Canjica com Curau Sem Lactose

Canjica com Curau Sem Lactose

Written quarta-feira, 27 de junho de 2012 | 12:34


Hoje o post é dedicado para todos que estão precisando de um consolo, um carinho, uma boa energia ou um abraço de urso.
Muitas vezes a comida tem o poder de reconfortar, ainda mais quando é preparada com amor e pensamentos positivos. 

Um imenso obrigado para a minha amiga Sandra Reis, do Caldeirão da Bruxa Solar, que me sugeriu essa combinação de canjica tão deliciosa e reconfortante, do tipo que aquece a barriga e também o coração. =) Obrigada, querida! 


Canjica com Curau - sem lactose, sem glúten, sem ovos
Fonte: receita do "Caldeirão da Bruxa Solar", da querida Sandra. Acrescentei algumas observações e adaptei ingredientes para se tornar uma receita sem lactose.

250 gramas de canjica
1 lata de milho verde em conserva
500 ml de leite de soja, aproximadamente (usei o leite de soja para uso culinário - sem açúcar*)
2 xícaras de açúcar, aproximadamente
1 canela em pau (opcional - não coloquei)
1 lata de leite condensado de soja (opcional - não coloquei)
canela em pó para polvilhar 
Obs: se usar o leite de soja normal e a lata de leite condensado, não será necessária a quantidade de açúcar sugerida acima. O açúcar neste caso ficará à gosto.
*não fiz com leite de soja normal, para o gosto da baunilha não esconder o gostinho do milho.

1. Lave a canjica e deixe de molho submersa em água, de preferência da noite para o dia. Coloque o grão com essa água em uma panela, coloque 1 xícara de açúcar e deixe cozinhar até o grão ficar quase no ponto (se precisar acrescente mais água). Quando chegar nesse ponto, observe se ainda está com muita água. Se for o caso, retire o excesso com uma concha deixando um pouquinho desta água.
2. Escorra a água do milho verde e ainda na peneira ou escorredor, leve para debaixo da água corrente da torneira para tirar aquele resíduo de água de conserva. Deixe escorrer bem e coloque no liquidificador com 150 ml do leite de soja e bata até virar uma mistura líquida (eu coei a mistura para tirar as casquinhas do milho, mas se preferir, pode usar com as casquinhas).
3. Junte essa mistura à panela da canjica cozida junto com o pau de canela, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Vá acrescentando mais leite de soja aos poucos, se necessário, e experimente para corrigir o açúcar.
4. Quando estiver bem cozido, desligue o fogo e aguarde 15 minutos. Veja se a canjica está precisando de mais leite e se for o caso acrescente mais um pouco, ligue o fogo e deixe até ferver. Apague o fogo, acrescente a lata de leite condensado de soja (opcional), mexa bem e não ligue mais o fogo.


Abraço de urso e beijo de foca! =)

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas