Pudim Beijinho

Written sexta-feira, 4 de maio de 2012 | 15:53


 Adoro coco fresco, e como tinha resolvido usar um ralador de coco que comprara há três anos e ainda estava virgem-virgem, esta receita de Pudim Beijinho caiu como uma luva. Todavia, o “animal” aqui se esqueceu de um detalhe: o ralador é daqueles de prender na beirada de mesa de madeira, e não há, absolutamente, nesta casa, uma única mesa de madeira que permita tal procedimento. Bom, mas eu já havia queimado a quenga do coco e retirado a sua polpa com faca, de forma que estava decidida a ralá-lo fosse como fosse. Fiat lux, então recordei-me de um banquinho usado pela minha antiga manicure. Quando puxei o desgraçado, que estava debaixo de um monte de trecos, vi que seu assento era coberto com fórmica. Imediatamente, olhei para aquelas perninhas de madeira e disse pra minha funcionária: -- vou prender o ralador nas pernas do banco e você trata de segurá-lo.-- Pois não é que deu certinho! Taí a foto 4, no final do post, como prova irrefutável do meu desespero, e criatividade! 

Tal episódio lembrou-me do afortunado e surpreendente título de um livro do Rubem Alves: Ostra Feliz não Faz Pérola. É, gente, é isto aí. Na hora do aperto nós somos capazes de encontrar as mais incríveis soluções, enquanto na felicidade ficamos simplesmente (e eternamente, se pudéssemos!) a curtir nosso sentimento de satisfação e completude. E como nada nos falta, nada fazemos, ora! Garanto que eu não me importaria nem um pouco...

Mas vamos ao principal. O pudim é excelente, de modo que o trabalho de ralar o coco foi totalmente recompensado e acabou tornando-se uma piada engraçada, com minha funcionária contando pra todo mundo o inusitado jeito de se ralar coco nesta casa. Pode rir também...

Créditos: baseada na receita de Pudim Beijinho, onde aumentei o creme de leite e reduzi o leite de gado, publicada na revista Ana Maria Receitas, ano 10, nº 23. Ed. 561, 9 de março de 2012, p.10

Foto 3a: forma mergulhada na água para soltar o pudim e poder desenformá-lo. Foto 3b: Cobertura de chocolate e frasco de maionese usado para colocar a cobertura sobre o pudim.

Receita de Pudim Beijinho
Ingredientes *Xícara americana: 240ml
Pudim
1. 1 lata de leite condensado
2. 150g de coco fresco ralado ou 100g de coco seco ralado (usei fresco)

3. 1 lata de creme de leite (309ml) (era ½ lata)
4. 1 tablete de chocolate branco

5. 1/3 de  xícara (chá) de leite (80ml) (eram 240ml)
6. 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)
7. 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
8. ½ xícara de chá de água para dissolver a gelatina (120ml)

9. 3 claras em neve

Cobertura
.Cobertura de Chocolate (ou de fruta) para sorvete comprada pronta (usei da Bazzar)

Preparo
1. Em uma tigela ponha o leite condensado e o coco ralado, misture. Deixe hidratando por uma hora se o coco for seco. Se for fresco, pode usar imediatamente na etapa 3. RESERVE.

2. Ganache branca: Corte o chocolate nos quadradinhos. Ponha num refratário pequeno. Adicione o creme de leite e misture. Ponha os quadradinhos junto das bordas do refratário e leve ao microondas na potência média (50%)*, parando e misturando inicialmente com 1 minuto e depois de 30 em 30 segundos.  Leva cerca de 2-2:30 minutos para obter-se uma ganache homogênea. Ou faça a mesma coisa numa panelinha, em banho-maria.

3. Bata no liquidificador o coco hidratado no leite condensado, a ganache branca, o leite, o leite de coco e a gelatina preparada com a água (120ml) de acordo com as instruções da embalagem. Transfira para uma tigela grande e reserve até começar a engrossar (firmar). 

4. Misture a massa do pudim e acrescente as claras em neve, incorporando-as delicadamente. Verta numa forma redonda de funil de 22x10cm untada com um pouco de óleo. Leve para gelar por seis horas ou até firmar. Desenforme**, decore e sirva com cobertura de chocolate para sorvete (ou de fruta).

*A potência média equivale à metade da potência máxima de um microondas. Por exemplo, no meu microondas, que tem 10 potências, a potência média é a 5.

**Para desenformar: ponha água da torneira numa bacia grande (foto 3a), o suficiente para que fique no mesmo nível do pudim, quando se afunda a forma na água. Coloque um prato de louça sobre o funil da forma para que ela afunde. Aguarde 5 minutos, retire a forma da água, enxugue-a com um pano de prato e desenforme-a no prato de servir.


Foto 4 -  A mais nova invenção culinária: perna de banco como base para ralador de coco... rsrsrs
 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas