Olá Pessoal!
A receita de hoje faz parte desta pizza. Se trata desta cobertura imitando um catupiry.
A massa, que claro é sem lactose (e sem ovos), vem num próximo post ok?
Faz muito tempo que tenho esta receita guardada. Tempos atrás comprei o tal levedo de cerveja no mercado para fazê-la e quem disse que eu lembrava que ela existia? E para ser sincera, estava duvidando um pouco se ficaria realmente boa... por isso apelidei a receita de "Receita estilo São Tomé - só acredito comendo", hehe.
Então lá fui eu, toda feliz fazer a tal receita e é claro, tinha que dar alguma coisa de errado. Mas... no final o errado ajudou a ficar certo e eu gostei bastante. O gosto é bom, é bem leve e com um gostinho de limão lá no fundo.
Nunca mais suas pizzas serão as mesmas e o bom é que você pode usar o tofupiry em váááárias receitas: recheio de pastel, recheio de tortas, pizzas, escondidinhos, recheio de pães, enfim... uma maravilha!
Tofupiry Sem Lactose
Fonte: Ligeiramente adaptado do blog A delícia de viver o que acredita.
Rendimento: Uma receita inteira consegue rechear duas pizzas médias e uma grande.
500 gramas de tofu
100 gramas de óleo
10 gramas de sal
20 gramas de levedo de cerveja (ou a gosto)
suco de 1 limão médio
100 gramas de polvilho azedo
+- 200 ml de leite de soja para uso culinário sem açúcar (eu usei 200 ml de água + 1 colher de sopa de extrato de soja)
aprox. 200 ml de água fervente
1. Bata no liquidificador o tofu com o óleo. Acrescente os demais ingredientes, exceto o leite de soja e a água fervente, e bata até ficar homogêneo.
2. Leve a mistura ao fogo médio, acrescente o leite de soja mexendo sempre e aguarde engrossar - aprox. 3 minutos. A mistura vai engrossar toda de uma vez e vai ficar uma "bola" horrível de mexer.
4. Retire a panela do fogo, acrescente a água fervente aos poucos e mexa até virar uma mistura cremosa, se for preciso, coloque um pouco mais de água fervente.
A "bola" tem que virar isso aqui, é como se fosse a textura de requeijão beeeeem cremoso.
Quando você levantar a espátula, precisa descer bem lentamente, bem cremosa.
E vai desgrudar do fundo da panela como se fosse um brigadeiro.
Espere esfriar e use como desejar. O jeito mais fácil de trabalhar com o tofupiry é colocando num saquinho plástico, aqueles de alimentos, cortando a ponta do saquinho e utilizando como se fosse uma bisnaga de catupiry.
Quando eu fiz e virou a bola horrorosa, provei e estava um gosto muito forte de levedo de cerveja misturado com limão. Na pressa, acrescentei água quente e ficou ótimo, além de ter acertado a textura o sabor ficou mais leve e gostoso.
Não testei colocando mais leite de soja ao invés da água, acredito que fique bom do mesmo jeito.
Agora já temos um substituto para o querido caturipy!
Espero que gostem! Beijos!
0 comentários :
Postar um comentário