Me realizei com essa receita! Sabe aquela sensação de enrolar docinhos, sujar toda a mão e depois lamber todos os dedinhos cobertos de chocolate? (Nem vem com essa cara de nojo não, eu estava sozinha tá? E sei que quando você está sozinha(o) faz coisa pior!) rsrs :P
Resolvi dar créditos às minhas revistas e livros. Eles estavam esquecidos, tudo culpa dos blogs que eu sigo. Estou perdendo as contas dos livros de culinária que tenho, em pelo menos três línguas diferentes, mas na hora de escolher receitas para preparar qual eu escolho? A dos blogs! Quem manda eles terem tanta receita boa! =)
Essa receita veio em uma revista que comprei na Bélgica. Eu não dei muito crédito para ela no começo, depois analisei com calma e ela virou meu xodó!
A receita é super simples e não vai creme de leite. É uma delícia e apesar de ser uma trufa feita com chocolate meio amargo o resultado fica docinho.
Só há um único problema com esta receita, eu vou te avisar logo e não quero ouvir (ou ler) reclamações depois: na hora de enrolar as trufas vai fazer uma meleca muito grande. Para evitar a zona meleca que eu fiz, siga minhas dicas ok?
Trufas de Chocolate com Avelãs Sem Lactose, Sem Glúten
50 Recettes Familiales pour um Noël magique (Prima 2010)
24 avelãs (usei nozes)
2 gemas de ovos
2 colheres de sopa de leite vegetal
1 colher de sopa de rum (como eu não tinha, coloquei 1 colher de chá de essência de baunilha)
Cacau em pó para cobrir as trufas
1. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria com o leite vegetal.
2. Ainda em banho-maria, coloque as gemas uma por uma mexendo bem e o creme vegetal. Por último, coloque o rum ou a essência de baunilha. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas.
3. Antes de enrolar as trufas, deixe tudo pronto em cima da mesa. Um potinho pequeno com cacau em pó para cobrir, um pouco de creme vegetal para passar na mão, as avelãs cortadas ao meio ou pedacinhos de nozes e um pote para colocar as trufas prontas.
Você vai precisar fazer tudo muito rápido porque as trufas derretem absurdamente depressa. Eu aconselho dividir a mistura das trufas em 2 potinhos, assim enquanto você faz uma parte, a outra ainda estará resfriando na geladeira.
Não adianta colocar muito creme vegetal na mão porque elas vão grudar de qualquer maneira. Pegue um pouco da trufa com uma colher de sobremesa, faça uma bola e coloque as avelãs/nozes no meio, feche e passe no cacau (para cobrir com o cacau, movimente o potinho, não coloque os dedos na trufa senão ela vai desmanchar). O ideal é que você vá fazendo e alguém vá colocando na geladeira para você.
Se você fizer tudo rápido e deixar tudo pronto em cima da mesa antes de começar a enrolar não vai ter crise.
Eu não sabia deste detalhe e foi um caos, me sujei toda.
Na revista diz que você pode fazer as trufas usando 2 colheres de café para formar as bolinhas. Eu sinceramente não tenho esse dom, se você conseguir, melhor ainda!
Mantenha-as na geladeira até o momento de servir.
Se você não quiser aquele gostinho amargo do cacau em pó para cobrir as trufas, use avelãs/nozes moídas ou coco ralado. Não sei se o granulado de chocolate daria certo, já que elas derretem muito fácil.
*Atualização/2014: infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e agora possui leite integral. Sendo assim, deixa de ser uma opção para os intolerantes à lactose.
Façam a receita, vale a pena! Bjos!
0 comentários :
Postar um comentário