Continuando o assunto viagens, se para lugares próximos nem sempre é fácil, imagine então para viagens internacionais!
Neste caso não dá para ter preguiça, o jeito é pesquisar.
Eu sempre utilizo o site Special Gourmets, você filtra a sua pesquisa por tipo de dieta (sem lactose, sem glúten, sem soja, entre outros) e por tipo de serviço (restaurante, onde ficar e comprar). É possível achar muita coisa, principalmente restaurantes. Para quem vai para o exterior é muito útil, vale à pena acessar!
Eles também têm dicas e conselhos para comer fora de casa e os famosos cartões de alérgicos para serem mostrados em restaurantes. Você pode fazer o download e imprimir (nas versões português, inglês e espanhol - clique aqui). Os cartões são somente para alérgicos, mas não vejo nada demais nós intolerantes usarmos também, afinal se comermos vamos passar mal (não de um jeito tão grave como os alérgicos e não teremos risco de morte, mas vai ser o suficiente para estragar o dia da viagem). É um jeito de nos levarem mais a sério e não pensarem como aquela atendente que tivera o desprazer de encontrar em um restaurante.
Se você não encontrar muita coisa na internet ou até mesmo não ter como traçar o seu roteiro antes para saber por onde vai passar e o que vai poder comer, o que eu aconselho é dar preferência para os restaurantes de culinária oriental. Se você gosta deste tipo de comida, posso te garantir que é o mais seguro. Obviamente temos que perguntar antes de pedir algum prato, mas geralmente eles não utilizam derivados de leite.
Outra coisa muito importante é solicitar a refeição especial para a companhia aérea. Se você comprou a passagem através de agência de viagens fique atento, ligue para confirmar. Quando vim para o Canadá a minha agência esqueceu de fazer a solicitação. No dia em que eu fui embarcar, liguei pela manhã para a companhia para confirmar se estava tudo certo e descobri o erro. O pior era que eles só aceitavam solicitação de refeição especial 48 horas antes do vôo. Por sorte a atendente conseguiu pedir a refeição fora do prazo e deu tudo certo, mas foi uma dor de cabeça e tanto, perdi a manhã resolvendo isso.
Existe também a opção de solicitar refeição especial em viagens de trem, dependendo do país, da distância da viagem e da classe da tarifa (alguns só oferecem este tipo de serviço na classe business – mais cara). Quando fui de Toronto para Montreal pude solicitar a refeição e adorei.
Refeição servida na viagem de trem: peito de frango com molho de tomate e pimentões, milho refogado e arroz com "feijão" (dava para contar os grãos...). Salada de frutas com kiwi, 2 tipos de melão e uva. Antes do almoço foi servido pão com creme vegetal Becel.
Chegando ao destino, assim que possível vá a um supermercado e divirta-se. É tanta coisa diferente, marcas, tipos, etc. Dependendo do país é facílimo encontrar produtos sem lactose (leites, queijos, doces, etc) alguns oferecem prateleiras especiais somente para produtos para alérgicos. Faça a sua reserva, compre coisas que você possa comer no intervalo das refeições ou em alguma emergência.
Pesquisando bastante você viaja com mais segurança, já sabendo o que poderá encontrar. Se sentindo mais seguro, o seu estado emocional também estará melhor e você ficará menos ansioso e menos propenso a sintomas emocionais tão como a famosa dor de barriga ou algo do gênero.
Se você pesquisou e não achou nada (existem países onde é difícil mesmo achar alguma informação antes), faça o seu cartãozinho de alérgico ou adapte o cartão para intolerante a lactose se preferir, peça para um amigo traduzir para a língua do país de destino ou procure na internet. Leve um dicionário, no caso de não dominar a língua local, para traduzir os rótulos das compras no mercado.
Para quem tem Ipod ou Iphone há um aplicativo grátis (Lactose Intolerant) para intolerantes a lactose com a tradução de frases que podemos usar em restaurantes, tais como: “Contém leite ou derivados?” ou “Eu sou alérgica a leite e derivados” em 60 línguas . Mais um recurso que pode nos ajudar.
Prepare-se com antecedência e aproveite muito a sua viagem!
Confira também -----> Dicas para viagens de curta distância.
Confira também -----> Dicas para viagens de curta distância.
0 comentários :
Postar um comentário