Um bolo suflê de chocolate com pedacinhos de nozes, super macio, contrastando com um gostinho azedinho da calda de morango. Que delícia! E super fácil de fazer.
Pena que as fotos não mostram como ele é bonitão. :( Comecei a fazer este bolo quase 11 horas da noite e eu, como uma fotógrafa amadora que sou, não consigo tirar fotos decentes a noite. Sorry!
Ligeiramente adaptado do livro: Eating for IBS de Heather Van Vorous
Para o suflê:
2/3 copo de nozes grosseiramente picadas (receita original pede pecans, mas você pode usar amêndoas, castanhas-do-pará, castanhas de cajú, pistaches, sem sal picados)
½ copo de cacau em pó
1 colher de sopa de café solúvel (opcional - não coloquei)
1 ½ copos de açúcar cristal (usei demerara)
7 claras de ovos grandes
¼ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de essência de baunilha
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte com um pouco de óleo uma forma redonda de 26 cm de diâmetro (com revestimento antiaderente ou de silicone). Misture num bowl as nozes, o cacau, o café e ¾ de copo de açúcar e reserve.
Bata as claras com o sal até formas leves picos. Adicione o restante do açúcar aos poucos e bata até ficar firme. Misture gentilmente 1/3 da mistura de claras na mistura do cacau até formar um creme espesso. Adicione o restante da mistura de claras, o óleo e a baunilha. Mexa até ficar homogêneo.
Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 35, 40 minutos. Ele vai crescer MUITO! Coloque um palito ou uma faca no centro do bolo, se a faca sair limpa já está pronto. Assim que retirar do forno, passe uma faca nas laterais para desgrudar e deixe esfriar. O bolo vai murchar bastante.
Para a calda:
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de suco de limão
½ copo de água
Dissolva o amido de milho na água e aqueça em uma panela no fogo médio mexendo sem parar. Quando estiver quase para ferver, acrescente o suco de limão e os morangos e continue mexendo por 2 minutos.
Sirva o bolo frio com a calda quente.
A minha calda ficou bem espessa e com um leve gosto de amido de milho, então coloquei 2 colheres de chá de açúcar e o gosto sumiu. É importante que a calda fique azedinha para fazer o contraste com o doce do bolo.
0 comentários :
Postar um comentário