Disse-o bem o poetinha: “Perdoem-me as feias, mas a beleza é fundamental”. Concordo com ele, a beleza tem uma qualidade toda sua que nos atrai, nos faz ficar encantados, enfeitiçados etc etc etc.... Em comida, isto me ocorre frequentemente. Quando olho algo belo, fico embasbacada, “bestificada” -- como diz o cearense. Então sou levada pelo irresistível desejo de comer ou de fazer. Deu-se assim comigo quando vi a foto deste Creme de Limão: mui belo e diferente de tudo que já vi com limão e gelatina; arrebatou-me imediatamente para copiar a receita e fazê-la. E realmente o conteúdo, após pequenos ajustes, tornou-se digno da formosura. Uma delícia ímpar!
Fi-lo para receber a visitinha de uma amiga muito especial, filha do meu amor. Ela adora comidas gostosas e desejei mimá-la com algo diferente. Ainda bem que houve um contratempo e ela não pôde vir, pois o creme, além de muito azedo para o meu gosto, ficou extremamente mole. Mas ressalvo, estava mui gostoso.
Como havia seguido direitinho a receita da revista Receita Minuto, Especial Verão, p. 25. , resolvi modificá-la para ficar do meu agrado. Então fiz “barba, chifre e bigode”* na mesma: reduzi a quantidade de água, de suco de limão e de açúcar, e aumentei uma caixa de gelatina de limão na cobertura para ficar com aparência mais bonita -- adorei esta gelatina passada no espremedor de batatas; deu à cobertura uma graça infinita. Considero que a consistência (é um creme mole), o sabor e a estética agora chegaram ao ponto ideal.
Uma réplica ao poetinha. É verdade que a beleza é fundamental, todavia só à primeira vista -- o que é válido tanto para pessoas quanto para comidas --, pois se o conteúdo não for bom, de nada serve a beleza. É apenas uma casca, um verniz, que se esvai numa proximidade maior, perdendo imediatamente seu valor. As pessoas que mais amo não são belas, mas têm um coração de ouro e um caráter de pedra. E isto é tudo que admiro e considero deleitável, fascinante e cativante num ser humano. E tem mais, não se desgastam com o passar dos anos...
*Expressão muito usada no Ceará, que significa fazer serviço completo.
Ingredientes *Xícara americana: 240ml
Creme
1. 2 xícaras menos 1 dedo, em cada xícara, de açúcar refinado (eram 2 xícaras)
2. 2 xícaras de leite em pó integral
3. 150ml de água fervente (eram 240ml)
4. 1 caixinha de creme de leite gelado (200g) (uso Itambé: é mais consistente)
5. 150ml de suco de limão coado e gelado (14 limões grandes) (eram 240ml)
Cobertura de gelatina
1. 2 caixas de gelatina em pó sabor limão
2. 500ml de água
3. Raspas compridas de dois limões grandes
Obs.: Compre os limões e o creme de leite de véspera e coloque-os na geladeira.
Preparo
Cobertura de gelatina: comece por ela.
1. Ferva 250ml de água num papeiro. Apague o fogo. Acrescente o pó das duas caixas de gelatina e mexa até dissolvê-lo completamente. Adicione 250ml de água filtrada em temperatura ambiente. Misture bem. Despeje num refratário de fundo largo, deixe amornar, e leve à geladeira por 3 horas ou até ficar bem firme.
Creme
1. Esprema os limões, coe, meça os 150ml e ponha no freezer. RESERVE.
2. Coloque o açúcar no liquidificador e bata até transformá-lo num pó fino. Acrescente o leite em pó e os 150ml de água fervente. Bata um pouco. Desligue e ajude a misturar com uma colher, se necessário. Bata então por 3 minutos.
3. Acrescente o creme de leite e o suco de limão bem gelados; bata até que o creme fique mais espesso (3 minutos).
4. Dê várias pancadinhas (vibrações) rápidas no liquidificador em cima da bancada, para eliminar algumas bolhas de ar maiores. Ponha uma peneira fininha sobre um marinex retangular pequeno de 26x16x4cm e verta o creme lentamente para retirar as bolhas grandes de ar. Regularize com uma colher. Leve ao freezer por 1:30-2:00 horas até firmar, e ponha então na geladeira enquanto espera a cobertura de gelatina endurecer.
Montagem
1. Esprema a gelatina num espremedor de batatas diretamente em cima do creme. Ajude a distribuí-la irregularmente com uma colher, deixando partes mais altas e outras mais baixas. Salpique as raspas de limão. Sirva gelado.
0 comentários :
Postar um comentário