Não sei de onde veio esta receita, mas é conhecido na família como o doce de coco da Laura -- ela também se chama Laura.
Faça este doce, e comprove a verdadeira delícia de seu sabor único e inigualável!
Ingredientes *Xícara: 190ml *Copo: 185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 350g de açúcar refinado
2. 1 copo americano menos 1 dedo de água (170ml)
3. 2 cocos bem grandes ralados (dá 9 xícaras de chá ou 880g)
4. 3 ovos grandes inteiros
5. 1 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo
6. 1 xícara de chá de leite
7. 1 1/3 de xícara de chá de queijo coalho ralado (125g)
8. 50g de manteiga
Preparo
1. Rale o coco. RESERVE.
2. Rale o queijo. RESERVE.
3. Unte com manteiga um marinex retangular médio de 30,5x19,5x4cm.
4. Numa panela grande, faça uma calda com o açúcar e a água, no ponto de fio grosso: aproximadamente 10 minutos de fervura com o fogo baixo e com uma colher de pau dentro, para a calda não derramar da panela durante a fervura. Mexa somente antes de colocar no fogo para dissolver o açúcar. Se mexer após colocar no fogo, açucara, e perde-se a calda.
5. Para ver o ponto de fio grosso: deixe primeiro a calda esfriar um pouco; quando pegar uma porção dela entre os dedos indicador e polegar, e abri-los 3-4mm, deve formar um fio grosso.
6. Acenda o forno a 220º.
7. Misture com uma colher de sopa, numa tigela grande, os ingredientes 3 a 6 e depois amasse bem com as mãos para soltar o leite do coco. Junte esta mistura à calda e mexa bem.
8. Acenda o fogo da panela e mexa, sem parar. Quando começar a soltar da panela, continue mexendo por mais 3 minutos, para cozinhar a farinha de trigo. Fica uma massa bem consistente. Apague o fogo e acrescente a manteiga, misture. Adicione o queijo e misture bem.
9. Verta no marinex, espalhe e leve ao forno até corar bem as bordas. Aproximadamente 50 minutos. Aos 35 minutos gire a parte de trás do marinex para frente, para corar por igual. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma tábua. Sirva morno ou frio.
Obs.: Olhando-se pela parte de baixo do marinex, o doce fica um tanto escuro, mas é assim mesmo. Acho esta casquinha escura a melhor parte do doce.
Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.
0 comentários :
Postar um comentário